Contra toda a lógica, seguindo o coração, a "Preta" está em nossa casa.
Ainda passou 24 horas com pessoas que tinham a melhor das intenções, mas segundo as próprias, não tinham as condições necessárias. Quase num acto de desespero tentaram, e conseguiram, que outros tomassem decisões erradas.
É óbvio que durante esta luta pensámos muitas vezes em adoptar a “Preta”. Mas temos três gatos (uma macho e duas fêmeas) e duas cadelas. Qualquer pessoa com bom senso sabe que não é a melhor das ideias introduzir uma cadela adulta neste ambiente.
Os bichos partilham a nossa casa, o nosso espaço, o que poderia trazer problemas acrescidos.
Foi sempre a pensar no bem estar de todos estes animais e no da “Preta” que não a quisemos trazer para casa.
Sobretudo continuamos a pensar que a “Preta”, tinha o direito de continuar na sua casa de oito anos, onde era acarinhada, no território que conhecia como seu.
A BP não entendeu assim, e provavelmente a lei dos homens está do seu lado. Nem nos passava pela cabeça uma batalha jurídica por abandono do animal. Oficialmente não tem um “dono”. Neste país seria uma guerra perdida, e antes da derrota nos tribunais já a “Preta” teria desaparecido. Para os nosso princípios morais foi abandono puro e simples.
Não vamos mudar o nome destas páginas, na prática a “Preta” foi expulsa, porque assim o quiseram.
Ao que parece, e isto foi uma conversa que a Alexandra ouviu que não lhe era dirigida, ainda quiseram saber se a “culpa” desta campanha era dos funcionários. Não meus senhores, a culpa não foi dos funcionários, que muito choraram a saída da “Preta”. Choraram mesmo. A culpa é nossa.
Tentámos o diálogo. Falámos várias vezes, por telefone e pessoalmente com o novo gerente do local. Conseguimos falar uma vez com uma pessoa com responsabilidades acima do gerente da BP de Caneças que nem o seu contacto teve a coragem, ou a liberdade de nos dar. E nada.
Passámos a outras acções. O nossos protesto/pedido para que a “Preta” ficasse na sua casa de sempre teve que ser feito num formulário na Web. A BP não fornece endereços de correio electrónico no seu site, ao contrário do que faz qualquer empresa que siga as boas práticas, com boa fé. Recebemos apenas a resposta automática, o recibo enviado pela máquina. Tudo o que não se deve fazer aos clientes.
E pedimos ajuda aos amigos. Tentámos usar uma linguagem que não ferisse susceptibilidades na BP, mas apelámos de facto a que fizessem sentir o protesto. Esperamos bem que as pessoas da empresa, porque há lá pessoas, tenham sentido bem a indignação que causaram. Tudo o que não se deve fazer aos clientes.
Não sabemos se a “Preta” se vai adaptar. Não vou aqui descrever as singularidades de cada um dos outros mas a coisa pode não ser fácil. Em abono da verdade, as primeiras horas foram promissoras. O bicho ia morrendo de medo, mas as cadelas, apesar da muita agitação e barulho não foram verdadeiramente agressivas. Os gatos ficam para outra fase que estas coisas têm que se fazer com muita calma.
Esperamos que a “Preta” tenha ganho um novo lar, tudo faremos para isso. Esperamos um dia vê-la brincar com os outros animais cá em casa, mas é um longo e doloroso processo.
Para já temos pena que no meio disto tudo todos tenham saído a perder.
A BP perdeu pelo menos dois bons clientes mas isso, a julgar pelas não respostas, parece que é irrelevante.
Os funcionários e clientes de Caneças perderam a “Preta”.
A “Preta” perdeu a sua casa.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Agora sei que ela está em boas mãos e que vai ser amada. Tenho certeza de que todos vão se adaptar pois os animais tem uma generosidade e uma capacidade de aceitação muito maior que a nossa. Se eu pudesse sinceramente ficava com ela pois como sabes adoro tira-los da rua, mas agora só poderei fazer isso novamente quando voltar ao Brasil. Conte comigo pro que precisar, sempre. Para mim vc e ela só saíram a ganhar. :)
ResponderEliminarEsperamos que a Preta seja feliz no seu novo lar, e agradeçemos imenso tudo o que fizeram por ela, voçes teem um coração muito grande... obrigada por tudo
ResponderEliminarSara e Tânia
BP de Caneças
Muito bem! Sinceramente, louvo.
ResponderEliminarComo é que eu não soube de nada, eu que moro mesmo ali em Caneças e que tantas vezes vou (ou ia..) à BP.
ResponderEliminarPor favor, Alexandra e Lourenço, eu tenho tb uma cadela em casa, grandalhona e que não aceita, de todo, uma fêmea. Mas liguem-me se precisarem de ajuda económica, liguem-me se necessitarem de padrinhos ou de um novo lar para a Preta. Podemos fazer cartazes, colocá-los pelas ruas de Caneças, toda a gente conhece a bichinha...
O meu telefone é o 912095027. O meu mail é costa606@gmail.com, moro perto do antigo Maryela e sou a dona da Morgana (que mta gente conhece).
Obrigada.
Paula
É tão bom saber que ainda há pessoas com um coração verdadeiramente generoso como vocês os dois. Dentro de todos os males, a solução que adoptaram foi a melhor possível e, repito, de uma generosidade imensa. Espero que a Preta se adapte bem no seu novo lar.
ResponderEliminar